Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1081

É normal no final do ano fazermos uma reflexão sobre o que passou e o que esperamos, queremos melhorar, etc. Para o cristão com a quarta-feira de cinzas se inicia um período semelhante, quarenta dias voltados principalmente a uma análise profunda sobre estarmos ou não vivendo em conformidade com os ensinamentos de Jesus Cristo visando comemorar a Páscoa estando numa comunhão mais profunda com Ele. No livro do Gênesis temos o relato do dilúvio prefigurando o batismo, ou seja, pela água somos limpos de todo mal. Mas as tentações criam possibilidades de voltarmos a cometê-lo de muitas formas, daí Jesus ensina como nos mantermos íntegros, e o jejum, a oração e a caridade ajudam muito. Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo exige muito esforço, Cristo deu a própria vida para mostrar isto. Mas traz um mundo mais justo e fraterno, onde as possibilidades de felicidade se tornam reais principalmente para os que sobrem. A Igreja Católica incentiva-nos a lembrarmo-nos que somos todos irmãos, que devemos praticar a amizade social como forma de ajudar neste sentido, manifestando nossas opiniões de forma respeitosa, sem ofender, julgar ou agredir quem pensa diferente. Incentiva-nos a uma cultura de paz e diálogo sem a qual não temos como tornar este mundo o paraíso idealizado por Deus.

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 9,8-15): Disse Deus a Noé e a seus filhos: “Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. Estabeleço convosco a minha aliança: nunca mais nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. E Deus disse: “Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura”.

SALMO 24(25) 

Verdade e amor são os caminhos do Senhor! 

1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. 

2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! 

3. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho. 

 

Leitura da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 3,18-22): Caríssimos: Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas - oito - foram salvas por meio da água. À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.

ACLAMAÇÃO (L.: Mt 4,4b | M.: Adenor L. Terra)

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus. Cristo, Palavra de Deus. 

O homem não vive somente de pão, / mas de toda a palavra da boca de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,12-15): Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e ali foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024