Para quem curte a bíblia 632

Deus se preocupa com cada ser humano conforme a sua necessidade, como mostra o profeta Isaías. Jesus demonstra isto em diversos momentos de sua vida, inclusive na cura do surdo que vemos no seu evangelho segundo Marcos. E é este exemplo que Ele espera que sigamos, conforme ensina Tiago em sua carta: que não haja discriminação e que aprendamos a cuidar de cada um conforme precisa. Desta forma o amor de Deus pode ser sentido por todos , e trazer a verdadeira felicidade a cada pessoa.

(seguem abaixo as leituras utilizadas na reflexão acima)

Leitura do Livro do Profeta Isaías  (Is 35,4-7a): 4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6 O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7 A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água.

SALMO RESPONSORIAL Sl 145(146)
R. Bendize, ó Minha alma ao Senhor. * Bendirei ao Senhor toda a vida!
1. O Senhor é fiel para sempre, * faz justiça aos que são oprimidos; * ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos.
2. O Senhor abre os olhos aos cegos, * o Senhor faz erguer-se o caído; * o Senhor ama aquele que é justo. * É o Senhor quem protege o estrangeiro.
3. Ele ampara a viúva e o órfão, * mas confunde os caminhos dos maus. * O Senhor reinará para sempre! * Ó Sião, o teu Deus reinará! * para sempre e por todos os séculos!

Leitura da Carta de São Tiago (Tg 2,1-5): 1 Meus irmãos: A fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2 Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3 e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés” – 4 não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5 Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 7,31-37): Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Campanha da Fraternidade 2017