Para quem curte a bíblia 780

Deus nos inspira esperança, e é ela que nos leva a acreditar num mundo melhor, e deve nos encorajar a trabalhar por isto mesmo que haja dúvidas sobre o alcance de nossas ações num mundo tão dominado pela violência, corrupção, maldades, etc. As adversidades não foram vistas pelo profeta Ezequiel, por são Paulo e por Jesus como dificuldades, mas como motivadoras para que cumprissem sua missão, na medida em que encontravam as forças para superá-las não em suas virtudes humanas, mas na comunhão com Deus. Quem Nele confia e se alimenta certamente encontra na prática do amor o caminho para a felicidade pessoal e coletiva.

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 2,2-5). 2 Naqueles dias, depois de me ter falado, entrou em mim um espírito 2 que me pôs de pé. Então, eu ouvi aquele que me falava, 3 o qual me disse: “Filho do Homem, eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim. Eles e seus pais se revoltaram contra mim até o dia de hoje. 4 A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás: ‘Assim diz o Senhor Deus’. 5 Quer te escutem, quer não – pois são um bando de rebeldes – ficarão sabendo que houve entre eles um profeta”.
SALMO 122/123 R. Os nossos olhos / estão fitos no Senhor: / tende piedade, ó Senhor, / tende piedade! 1. Eu levanto meus olhos para vós, / que habitais nos altos céus, / como os olhos dos escravos estão fitos / nas mãos do seu Senhor. 2. Como os olhos das escravas estão fitos / nas mãos de sua senhora, / assim os nossos olhos, no Senhor, / até de nós ter piedade. 3. Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; / já é demais esse desprezo! / Estamos fartos do escárnio dos ricaços / e do desprezo dos soberbos!
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 12,7-10). Irmãos: 7 Para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8 A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,1-6) Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.