Para quem curte a Bíblia 733

O profeta Elias nos ensina que não precisamos de sinais grandiosos para sentir a presença de Deus: basta nos concentrarmos pois ele está em tudo, a todo momento. Se tivermos esta fé, conseguiremos caminhar sobre as águas das dificuldades, nas quais poderíamos afundar a qualquer momento, mas não afundaremos pois esta fé nos levará a clamar por Jesus , que nos manterá firmes e seguros. A bondade de Deus o leva a salvar-nos, mas precisa partir de nós a busca pela salvação. Sendo assim, deixemos nossa zona de conforto, enfrentemos as dificuldades para praticarmos a justiça, a misericórdia, a solidariedade, e por maiores que sejam os obstáculos Deus nos dará o necessário para superá-los e cumprirmos nossa missão.

Leitura do Primeiro Livro dos Reis (1Rs 19,9a.11-13a). Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11"Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13aOuvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.
SALMO RESPONSORIAL 84/85 R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem e a glória habitará em nossa terra.
2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão. Da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus.
3. O Senhor nos dará tudo que é bom e nossa terra nos dará suas colheitas. A justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 9,1-5). Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  (Mt 14,22-33). Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”