Para quem curte a bíblia 696

O Natal já se aproxima, e somos chamados , desde já, a nos preparar para esta grande festa. E preparar-se para ela começa por reconhecer Jesus como a aquele que nos traz a luz, aquele que ilumina o caminho correto a ser seguido. Jesus nos alerta que nem todos entenderão esta proposta, mas que os que a entenderem e seguirem caminharão rumo à salvação. Paulo nos dá sugestões concretas  : “(...) Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. (...)” Portanto, sejamos bondosos, solidários, misericordiosos, e nos preparemos para celebrar com alegria a grande festa do nascimento do Salvador.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 2,1-5). 1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL 121/122 R. Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor”!
1. Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.
2. Para lá sobem as tribos de Israel, / as tribos do Senhor!” A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
3. Rogai que viva em paz Jerusalém e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!
4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 13,11-14a). Irmãos, 11vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 24,37-44). Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37"A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.