Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a Bíblia 627

Quando o povo hebreu saiu do Egito guiado por Moisés foi alimentado por Deus. O mesmo fez Jesus, porém alertando o povo que não é com o pão que alimenta o corpo que devem se preocupar, e sim com o que Ele pode propiciar, pois como Ele próprio declara "(...) “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (...)". Como escreve Paulo aos Efésios, alimentar-se de Jesus dá forças para abandonar o passado apegado à matéria e nortear a vida pelo Espírito, refletindo nossa origem à imagem de Deus, levando-nos a uma vida de justiça e santidade.

Leitura do livro do Êxodo (Ex  16, 2-4.12-15) Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivésse¬mos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comí¬amos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?” 4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só re¬colherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos fi¬lhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. As¬sim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”. 13Com efeito, à tar¬de, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a gea¬da sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”

Salmo Responsorial Sl 77(78)

R. O Senhor deu a comer o pão do céu. (bis)

1- Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, * e transmitiram para nós os nossos pais, * não haveremos de ocultar a nossos filhos, * mas à nova geração nós contaremos: * As grandezas do Senhor e seu poder.
2- Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, * e as comportas das altu¬ras fez abrir; * fez chover-lhes o maná  e alimentou-os * e lhes deu para comer o pão do céu.
3- O homem se nutriu do pão dos anjos, * e mandou-lhes alimento em abundância. * Conduziu-os para a Terra Prometida, * para o Monte que seu braço conquistou.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 17.20-24) Irmãos, 17eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. 20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao me¬nos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. 22Renunciando à vossa existência passada, despojai¬-vos do homem velho, que se cor¬rompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,24-35) Naquele tempo, 24quando a mul¬tidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o en¬contraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respon¬deu: “A obra de Deus é que acredi¬teis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: “Pão do céu deu¬-lhes a comer”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Horários das Missas

Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

Sexta-feira, missa às 20h na Igreja Matriz

Sábado, às 18h, missa na Comunidade Nossa Senhora da Defesa

Segunda, às 15h, missa das almas na Comunidade Nossa Senhora da Defesa.

Domingo, às 08h, 10h30 e 19h missa na Matriz e às 09h missa na comunidade de Santa Edwiges.

Publicações

CF 2018
Cartaz da Festa da Padroeira 2017