Para quem curte a Bíblia 627

Quando o povo hebreu saiu do Egito guiado por Moisés foi alimentado por Deus. O mesmo fez Jesus, porém alertando o povo que não é com o pão que alimenta o corpo que devem se preocupar, e sim com o que Ele pode propiciar, pois como Ele próprio declara "(...) “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (...)". Como escreve Paulo aos Efésios, alimentar-se de Jesus dá forças para abandonar o passado apegado à matéria e nortear a vida pelo Espírito, refletindo nossa origem à imagem de Deus, levando-nos a uma vida de justiça e santidade.

Leitura do livro do Êxodo (Ex  16, 2-4.12-15) Naqueles dias, 2a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: 3“Quem dera que tivésse¬mos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comí¬amos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?” 4O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só re¬colherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. 12Eu ouvi as murmurações dos fi¬lhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. As¬sim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’”. 13Com efeito, à tar¬de, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a gea¬da sobre a terra. 15Vendo aquilo, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: “Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”

Salmo Responsorial Sl 77(78)

R. O Senhor deu a comer o pão do céu. (bis)

1- Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, * e transmitiram para nós os nossos pais, * não haveremos de ocultar a nossos filhos, * mas à nova geração nós contaremos: * As grandezas do Senhor e seu poder.
2- Ordenou, então, às nuvens lá dos céus, * e as comportas das altu¬ras fez abrir; * fez chover-lhes o maná  e alimentou-os * e lhes deu para comer o pão do céu.
3- O homem se nutriu do pão dos anjos, * e mandou-lhes alimento em abundância. * Conduziu-os para a Terra Prometida, * para o Monte que seu braço conquistou.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4, 17.20-24) Irmãos, 17eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. 20Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, 21se ao me¬nos foi bem ele que ouvistes falar, e se é ele que vos foi ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. 22Renunciando à vossa existência passada, despojai¬-vos do homem velho, que se cor¬rompe sob o efeito das paixões enganadoras, 23e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. 24Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,24-35) Naquele tempo, 24quando a mul¬tidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o en¬contraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respon¬deu: “A obra de Deus é que acredi¬teis naquele que ele enviou”. 30Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: “Pão do céu deu¬-lhes a comer”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.