Ministro Umberto compartilha suas reflexões sobre a Palavra de Deus

Jesus orientava o  povo com a mesma autoridade com a qual  Deus orientou Moisés e o povo que caminhava rumo à terra prometida. Deus não abre mão da verdade e da fidelidade, e espera de cada um de nós reciprocidade. Para  isto precisamos dar a importância adequada à nossa vida espiritual e não  nos deixar levar somente pelas preocupações materiais. Só desta forma conseguiremos perceber o que é verdadeiramente importante para a vida plena e feliz, e fazer o que for necessário para construir um mundo em que  isto seja possível.

Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 18,15-20) Moisés falou ao povo dizendo: 15O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: 'Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo'. 17Então o Senhor me disse: 'Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras  que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer'.

Salmo - (Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8))
R. Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!
1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,* aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores,* e com cantos de alegria o celebremos!R.
6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,* e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,  e nós somos o seu povo e seu rebanho,* as ovelhas que conduz com sua mão.R.
8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:* 'Não fecheis os corações como em Meriba,
9como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram,* apesar de terem visto as minhas obras'.R.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 7,32-35) Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações.  O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. 35Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,21-28) 21Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado entrou na sinagoga e começou a ensinar.  22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus'. 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saíu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'  28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte,  em toda a região da Galiléia.