Para quem curte a Bíblia 724

A maior demonstração de amor de Deus por nós é a encarnação de seu Filho Jesus Cristo, e a vinda do Espírito Santo, enfim, a presença constante da Santíssima Trindade no meio de nós. Infelizmente nossa sociedade está muito distante de refletir este amor de Deus por nós, repetindo a história do que aconteceu com o povo hebreu quando estava rumo à terra prometida, e Moisés precisava pedir que Deus os acompanhasse apesar de não serem dignos disto. Para mudar esta situação, sigamos o ensinamento de  Paulo em sua carta aos Coríntios: “(...) trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz  (...)”.

Leitura do livro do Êxodo (Ex 34,4b-6.8-9). Naqueles dias, 4bMoisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8 Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.

SALMO RESPONSORIAL (Dn 3) R. A vós louvor, honra e glória eternamente! Honra e glória eternamente!
1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. Sede bendito, nome santo e glorioso. No templo santo onde refulge a vossa glória. E em vosso trono de poder vitorioso.
2. Sede bendito, que sondais as profundezas. E superior aos querubins vos assentais. Sede bendito no celeste firmamento.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 13,11-13). 11Irmãos: alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João  (Jo 3,16-18). 16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.