Para quem curte a bíblia 751

Como ensina o profeta Isaías, Deus nos inspira a sermos seus instrumentos, levando sua Boa Nova a todos, ajudando, aconselhando, curando, libertando, na expectativa de que todos entendam o grande projeto de amor e paz Dele. João Batista também nos incentiva neste sentido, clamando para nos convertermos à prática do bem. E devemos fazer isto de forma alegre , alimentada pela oração , gratos por tudo o que temos e por termos condições de ajudar ao proximo. Que assim seja, para que nossa preparção para o Natal siga firme e produtiva!

Leitura do livro do profeta Isaías (Is 61,1-2.10-11). 1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
Salmo Responsorial (Lc 1 ): R. A minha alma se alegra no meu Deus.
1. A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
2. O Poderoso fez por mim maravilhas, e santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam.
3. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 5,16-24). Irmãos, 16estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é, a vosso respeito, a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo). 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’, conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.