Para quem curte a Bíblia 633

O profeta Isaías nos ensina a confiarmos em Deus de forma total, incondicional. Isto não é fácil, como vemos no evangelho segundo Marcos, quando os discípulos ora apoiam Jesus, ora o desmotivam quando ouvem falar de adversidades e por Ele são repreendidos. Mas quando conseguimos somos capazes de realizar boas ações, como escreve Tiago em sua carta, através das quais demonstramos nossa fé em Deus e na proposta de amor de Jesus Cristo.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 50,5-9a) 5 O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6 Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7 Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8 A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9 Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?
Salmo Responsorial Sl 114(115)
R. Andarei na presença de Deus, * junto a ele, na terra dos vivos.
1. Eu amo o Senhor, porque ouve * o grito da minha oração. * Inclinou para mim seu ouvido, * no dia em que eu o invoquei.
2. Prendiam-me as cordas da morte, * apertavam-me os laços do abismo; * invadiam-me angústia e tristeza, * eu, então, invoquei o Senhor: * “Salvai, ó Senhor, minha vida!”.
3. O Senhor é justiça e bondade, * nosso Deus é amor-compaixão. * É o Senhor quem defende os humildes: * eu estava oprimido, e salvou-me.
4. Libertou minha vida da morte, * enxugou de meus olhos o pranto * e livrou os meus pés do tropeço. * Andarei na presença de Deus, * junto a ele, na terra dos vivos.
Leitura da Carta de São Tiago (Tg 2,14-18) 14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,27-35). Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, come-çou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus e sim como os homens”. 34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

Campanha da Fraternidade 2017