Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a Bíblia 646

O profeta Sofonias nos diz: “(...)Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração... (...)”, pois o Natal do Senhor se aproxima! E, para que este canto alegre possa ecoar em todos os lugares, a fraternidade é fundamental, como ensina João Batista: “(...)Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo! (...)” e “(...)Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! (...)”  , ensina Paulo aos Filipenses.  Enfim, a alegria só pode ser completa se o espírito de Natal nos levar à solidariedade com os menos favorecidos, para que também eles possam sentir o amor de Deus e alegrar-se com Seu nascimento.

Livro da profecia de Sofonias (Sf 3,14-18a):  14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa”.

Salmo Responsorial Cânt. Is 12, 2-6
R. Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,* porque é grande em vosso meio * o Deus Santo de Israel!
1. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo. * O Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
2. Com alegria bebereis no manancial da salvação, * e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.
3. Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, * entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. * Louvai cantando ao nosso Deus, * que fez prodígios e portentos.
4. Publicai em toda a terra suas grandes maravilhas.” * Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, * porque é grande em vosso meio * o Deus Santo de Israel!”

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,4-7): Irmãos: 4 Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5 Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6 Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7 E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 3,10-18). Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” 11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusa- ções; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova.

Horários das Missas

Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

Sexta-feira, missa às 20h na Igreja Matriz

Sábado, às 18h, missa na Comunidade Nossa Senhora da Defesa

Segunda, às 15h, missa das almas na Comunidade Nossa Senhora da Defesa.

Domingo, às 08h, 10h30 e 19h missa na Matriz e às 09h missa na comunidade de Santa Edwiges.

Publicações

Campanha da Fraternidade 2017
Cartaz da Festa da Padroeira 2017