Para quem curte a Bíblia 654

Deus sempre quis a participação do homem na construção de Seu Reino . Estando em comunhão com Ele percebemos este chamado , como Isaías percebeu e foi proclamar a Palavra de Deus. De forma direta este chamado é feito aos apóstolos por Jesus, que deixam suas atribuições e passam a seguí-Lo e aprender a construir o Reino. Graças aos que fizeram a vontade de Deus hoje nós a conhecemos e, como ensina Paulo na carta aos Coríntios, temos plenas condições de dar nossa contribuição através da prática do amor e da misericórdia, sendo compreensivos e agindo fraternalmente conforme a necessidade de nossos irmãos.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 6,1-2a.3-8) 1 No ano da morte do Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2 Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas. 3 Eles exclamavam uns para os outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. 4 Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5 Disse eu então: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos”. 6 Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7 e tocou minha boca, dizendo: “Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado”. 8 Ouvi a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Eu respondi: “Aqui estou! Envia-me”.

Salmo Responsorial (Sl137(138))
R. Vou cantar-vos, ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me.
1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, * porque ouvistes as palavras dos meus lábios. * Perante os vossos anjos vou cantar-vos * e ante o vosso templo vou prostrar-me.
2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, * porque fizestes muito mais que prometestes; * naquele dia em que gritei, vós me escutastes * e aumentastes o vigor da minha alma.
3. Os reis de toda a terra hão de louvar- -vos, * quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. * Hão de cantar vossos caminhos e dirão: * “como a glória do Senhor é grandiosa.”
4. Estendereis o vosso braço em meu auxílio * e havereis de me salvar com vossa destra. * Completai em mim a obra começada; * ó Senhor, vossa bondade é para sempre! * Eu vos peço; não deixeis inacabada * esta obra que fizeram vossas mãos!

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,1-11) Quero lembrar-vos, irmãos, o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2 Por ele sois salvos, se o estais guardando tal e qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo teríeis abraçado a fé em vão. 3 Com efeito, transmiti-vos em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5 e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7 Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8 Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5,1-11). Naquele tempo: 1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Campanha da Fraternidade 2017