Para quem curte a Bíblia 603

Duas coisas são muito importantes para quem acredita em Jesus: confiar Nele, e imitá-Lo. Vemos um grande exemplo de confiança no milagre da cura do leproso , que diz a Jesus: "(...) Se queres tens o poder de curar-me (...)", assim também devemos agir quando estivermos orando, ter a certeza de que Deus fará o melhor por nós pois Ele tem poder para isto. Nesta mesma passagem vemos Jesus respondendo: "(...) Eu quero: fica curado! (...)" demonstrando sua compaixão, misericórdia, disposição para ajudar. É nisto que devemos imitá-Lo, com humildade, fazendo tudo o que fizermos não para nosso benefício, mas para a glória de Deus.

Leitura do Livro do Levítico (Lv 13,1-2.44-46) O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 'Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes. Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: 'Impuro! Impuro!' Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento'.

Salmo - Sl 31,1-2.5.11 (R.7)
R. Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
1Feliz o homem que foi perdoado* e cuja falta já foi encoberta!
2Feliz o homem a quem o Senhor  não olha mais como sendo culpado,* e em cuja alma não há falsidade!R.
5Eu confessei, afinal, meu pecado,* e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!'* E perdoastes, Senhor, minha falta.R.
11Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria!*
Corações retos, cantai jubilosos!R.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 10,31-11,1) Irmãos: Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus. Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,40-45) Naquele tempo: Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Campanha da Fraternidade 2017