Para quem curte a Bíblia 705

Uma grande proposta para começarmos bem este ano: nos tornarmos os Bem-aventurados de Deus, aqueles que conseguem dar valor ao que realmente importa, que são as pessoas, a natureza, enfim, a vida. Para isto é necessário usar os bens materiais, nossas competências e dons, nosso tempo, de forma correta, a serviço do bem comum. Só sendo pobres em espírito, ou seja, humildemente reconhecendo a Deus como Senhor e seguindo os ensinamentos de Seu Filho Jesus seremos capazes disto. Abra-se à inspiração divina, e não se desvie desta missão!

Leitura da Profecia de Sofonias (Sf 2,3; 3,12-13). 2,3Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. 3,12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 1 3Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.
SALMO RESPONSORIAL 145/146
R. Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
1. O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; Ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
2. O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor quem protege o estrangeiro.
3. Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre, ó Sião, o teu Deus reinará! Para sempre e por todos os séculos !
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1,26-31). 26Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres. 27Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, 29para que ninguém possa gloriar-se diante dele. 30É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus(Mt 5,1-12a). Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bemaventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. 4Bemaventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bemaventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.