Para quem curte a Bíblia 628

Da mesma forma que o profeta Elias , em algum momento da vida muitos se sentem cansados diante das dificuldades , com vontade de abandonar tudo. Mas Deus está sempre atento às nossas dificuldades, disposto a nos alimentar para continuar a caminhada da vida, como vemos Jesus declarar no evangelho segundo João que é o pão para a vida do mundo. A força de Jesus pode nos tirar de toda a situação difícil, e nos orientar para sermos pessoas de bem, que, como Paulo ensina em sua carta aos Efésios, saibam acreditar que os problemas serão resolvidos, e , aqueles que estão num momento de vida tranquilo, aprender a perdoar, amar, ajudar àqueles que precisam sentir a presença consoladora de Deus em suas vidas.

Leitura do Primeiro Livro dos Reis (1Rs 19,4-8) Naqueles dias, 4 Elias entrou deserto adentro e caminhou o dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e pediu para si a morte, dizendo: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. 5 E, deitando-se no chão, adormeceu à sombra do junípero. De repente, um anjo tocou-o e disse: “Levanta- -te e come!” 6 Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado debaixo da cinza e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. 8 Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

Salmo Responsorial SL 33(34)
Provai e vede quão suave é o Senhor!
1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. * Minha alma se  gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem.
2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! * Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou.
3. Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! * Este infeliz gritou a  Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia.
4. O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. * Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 4,30-5,2). Irmãos, 30não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. 31Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. 32Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2 Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 6,41-51). Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” 43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Campanha da Fraternidade 2017