Para quem curte a Bíblia 698

As maravilhas de Deus estão em todo lugar. Infelizmente estamos tão acostumados com elas, que muitos não lhes dão o devido valor, e por conta disto esquecem-se do próprio Deus. Os profetas anunciavam isto, inclusive  Isaías, que profetizou o ápice destas maravilhas, a encarnação do próprio Deus. Preparar-se para o Natal é resgatar o cuidado com nossa fé,  lembrar-se de tudo , das pequenas e grandes coisas  que Deus fez, faz e fará por nós e, seguindo os passos de Jesus Cristo,  perceber a presença de Deus em tudo e em todos, zelando pela natureza e pelas relações com nossos semelhantes.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 35,1-6a.10). 1 Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2 Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3 Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos. 10Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
SALMO RESPONSORIAL 145 (146)
R: Vinde, Senhor, vinde, Senhor, vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
1. O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; / Ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos.
2. O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído; / o Senhor ama aquele que é justo, / é o Senhor que protege o estrangeiro.
3. Ele ampara a viúva e o órfão, / mas confunde os caminhos dos maus. / O Senhor reinará para sempre, / ó Sião, o teu Deus reinará!
Leitura da Carta de São Tiago (Tg 5,7-10). Irmãos, 7 ficai firmes até a vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8 Também vós, ficai firmes e fortalecei  vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor .
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 11,2-11). Naquele tempo, 2 João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: 3 “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” 4 Jesus respondeu- -lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5 os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” 7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9 Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

Campanha da Fraternidade 2017