Para quem curte a Bíblia 659

Uma das características de alguém misericordioso é a capacidade de deixar as coisas ruins para trás e seguir em frente disposto a viver bem cada momento presente. Isaías mostra em sua profecia que esta característica é vontade de Deus. Na célebre passagem em que Jesus diz aos que queriam apedrejar a mulher adúltera “(...)Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra (...)” , vemos Jesus demonstrando misericórdia para com a mulher,  e também , ao dizer a ela para ir e não pecar mais, um chamado ao abandono dos erros no passado. Uma vida nova, melhor, está ao nosso alcance a cada momento que vivemos, e não podemos deixar que culpas, mágoas, rancor, etc., nos impeçam de aproveitá-la e, animados pela felicidade desta possibilidade, sermos pessoas boas, imitadoras de Cristo, que tratam a todos com respeito, carinho, solidariedade e misericórdia.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 43, 16-21) 16Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas; 17que pôs a perder carros e cavalos, tropas e homens corajosos; pois estão todos mortos e não ressuscitarão, foram abafados como mecha de pano e apagaram-se: 18“Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. 19Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. 20Hão de glorificar-me os animais selvagens, os dragões e os avestruzes, porque fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. 21Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores”.

Salmo Responsorial (Sl102(103))
R. Maravilhas fez conosco o Senhor, * exultemos de alegria!
1.Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, * parecíamos sonhar; * encheu-se de sorrisos nossa boca, * nossos lábios de canções.
2.Entre os gentios se dizia: “Maravilhas * fez com eles o Senhor!” * Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, * exultemos de alegria!
3.Mudai a nossa sorte, ó Senhor, * como torrentes no deserto, * os que lançam a semente entre lá- grimas, * ceifarão com alegria.
4.Chorando de tristeza sairão, * espalhando suas sementes; * cantando de alegria voltarão, * carregando os seus feixes!

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 3, 8-14) Irmãos: 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, 9não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. 10Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força da sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, 11para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos. 12Não que já tenha recebido tudo isso, ou que já seja perfeito. Mas corro para alcançá-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, eu faço: esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. 14Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 8,1-11). Naquele tempo, 1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3 Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4 disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5 Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6 Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7 Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.” 8 E tornando a inclinar- -se, continuou a escrever no chão. 9 E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”