Para quem curte a Bíblia 653

Da mesma forma que o profeta Jeremias , Deus conhece a cada um de nós mesmo antes de nascermos, e nos inspira a agir com amor – caridade - como ensina Paulo aos Coríntios. Se a caridade fundamenta as nossas ações, como fundamentou as de Jesus, manifestamos a misericórdia de Deus , e profetizamos que Ele ama a todos de forma prática, sensível e visível . Nem sempre isto será entendido, mas da mesma forma que Jesus devemos ser firmes e agir da maneira correta, pois a construção de um mundo melhor depende de pessoas dispostas à prática da caridade.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 1,4-5.17-19) Nos dias de Josias, rei de Judá, 4 foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5 “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. 17Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

Salmo Responsorial (Sl70(71))
R. Minha boca anunciará todos os dias vossas graças incontáveis, ó Senhor.
1. Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor, * que eu não seja envergonhado para sempre! * Porque sois justo, defendei-me e libertai- -me! * Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
2. Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! * Porque sois a minha força e meu amparo, * o meu refúgio, proteção e segurança! * Libertai-me, ó Deus, das mãos do ímpio.
3. Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, * em vós confio, desde a minha juventude. * Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, * desde o seio maternal, o meu amparo.
4. Minha boca anunciará todos os dias * vossa justiça e vossas graças incontáveis. * Vós me ensinastes desde a minha juventude, * e até hoje canto as vossas maravilhas!

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 12,31-13,13) Irmãos: 31Aspirai aos dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. 1 Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2 Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. 3 Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. 4 A caridade é paciente, é benigna; não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; 5 não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; 6 não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7 Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8 A caridade não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. 9 Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito. 11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. 12Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então, veremos face a face. Agora, conheço apenas de modo imperfeito, mas, então, conhecerei como sou conhecido. 13Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 4,21-30). Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.