Para quem curte a Bíblia 703

Deixar-se levar pela inspiração divina é fundamental para realizar a vontade de Deus. O  profeta Isaías fala de Jesus como aquele que leva a salvação aos confins da terra, fato que João Batista traduz colocando Jesus como aquele que nos traz o Espírito Santo, responsável por nos inspirar rumo ao caminho correto, caminho que leva à salvação. Graça e paz a todos os que agem assim, diz São Paulo em sua carta aos Coríntios. Estejamos nós entre estes que deixam-se guiar pelo Espírito Santo e, desta forma, contribuem para que a vontade de Deus se faça e torne o mundo melhor.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 49,3.5-6). 3 O Senhor me disse: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5 E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6 Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
SALMO 39(40) R: Eu disse: Eis que venho, Senhor, / com prazer faço a vossa vontade!
1. Esperando, esperei no Senhor, / e inclinando-se ouviu meu clamor. / Canto novo ele pôs em meus lábios, / um poema em louvor ao Senhor.
2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos, / não pedistes ofertas nem vítimas, / holocaustos por nossos pecados.
3. E então eu vos disse: “Eis que venho!” / Sobre mim está escrito no livro: / “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!”
4. Boas novas de vossa justiça / anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! / vós sabeis: não fechei os meus lábios!
Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 1,1-3) . 1 Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2 à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3 Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 1,29-34): Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

Campanha da Fraternidade 2017