Para quem curte a Bíblia 691

A humildade é uma virtude fundamental para a construção de uma sociedade justa e fraterna. No livro do Eclesiástico lemos que a prece do humilde é ouvida por Deus, fato que é ratificado por Jesus no Evangelho no qual elogia o gesto de humildade do pecador que reconhece seus erros e pede a Deus perdão por eles.  Sendo humildes poderemos dar um bom exemplo a todos, ajudar a quem precisa, e chegar ao final de nossa caminhada tranquilos por termos cumprido nossa parte da forma como Deus esperava que fizéssemos.

Leitura do Livro do Eclesiástico (Eclo 35, 15b-17.20-22a). 15O Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas. 20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22peça justiça aos justos e execute o julgamento.
SALMO RESPONSORIAL 33 (34)
R. O Pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.
1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ou- çam os humildes e se alegrem!
2. Mas Deus volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
3. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos e castigado não será quem nele espera.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4,6-8.16-18). Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima- -se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 18, 9-14). Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10"Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”

Campanha da Fraternidade 2017