Para quem curte a bíblia 677

Na semana passada falávamos de amar e ajudar, e hoje somos chamados a refletir sobre acolhimento, como acolhemos a Deus a e nossos semelhantes. No livro do Gênesis vemos Abraão acolhendo desconhecidos, dando do melhor que possuía em sinal de sua hospitalidade. Este gesto é reconhecido e recompensado por Deus. No evangelho, Jesus chega à casa de Marta e Maria. Maria para e o acolhe, Marta continua com seus afazeres e, como muitas vezes agimos, deixa-se levar pelos compromissos rotineiros e não dá atenção ao Deus que está à sua disposição para ajudá-la a encontrar o caminho da felicidade. Num mundo tão conturbado e individualista, precisamos resgatar a atenção para com Deus e as pessoas, prestar atenção no que acontece a nosso redor para perceber onde precisamos agir de forma a fazer este mundo melhor, acolhendo as orientações de Deus, acolhendo aos que de nós precisam. Só assim estaremos, como Paulo ensina aos Colossenses, dando nossa cota de sacrifício para que o grande projeto de salvação de Deus se faça plenamente presente.

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 18, 1-10) Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo ”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

Salmo Responsorial Sl 14 (15) R. Senhor, quem morará em vossa casa?
1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
2. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insulto seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
3. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará, quem vive assim!

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1, 24-28) Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A este Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 10,38-42). Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.