Para quem curte a Bíblia 630

Chega um momento em nossas vidas em que temos que decidir se queremos ou não servir ao Senhor Deus. Para servi-Lo temos que ser submissos à sua vontade por vontade própria, por amor a Ele , acreditando que seus ensinamentos podem nos levar a um mundo justo e fraterno e à vida eterna. Não é uma escolha fácil, muitos optam por continuar servindo ao sistema que corrompe, destrói, divide, privilegia alguns e sacrifica a maioria. Que o Espírito Santo nos inspire a seguir o caminho correto para que a esperança de um mundo justo e fraterno não morra, mas um dia se torne realidade.
Leitura do Livro de Josué (Js 24,1-2a.15-17.18b) Naqueles dias, 1 Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. 2 Então Josué falou a todo o povo: 15“Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. 16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
Salmo Responsorial Sl 33(34)
R. Provai e vede quão suave é o Senhor!
1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. * Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçam os humildes e se alegrem!
2. O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, * e seu ouvido está atento ao seu chamado; * mas ele volta sua face contra os maus, * para da terra apagar sua lembrança.
3. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta * e de todas as angústias os liberta. * Do cora- ção atribulado ele está perto * e conforta os de espírito abatido
4. Muitos males se abatem sobre os justos, * mas o Senhor de todos eles os liberta. * Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, * e nenhum deles haverá de se quebrar.
5. A malícia do iníquo leva à morte, * e quem odeia o justo é castigado. * mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, * e castigado não será quem nele espera.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 5,21-32) Irmãos: 21Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 6,60-69). Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do homem subindo para onde estava antes? 64O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.