Para quem curte a Bíblia 639

O profeta Jeremias nos ensina como Deus está atento às nossas necessidades. Um exemplo claro disto temos no evangelho segundo Marcos, quando Jesus cura o mendigo cego Bartimeu, após ouvir seu clamor. Ao ouvir o pedido de querer ver, Jesus responde: “(...) Vai, a tua fé te curou  (...)”. Após a cura, o cego deixa tudo para trás e passa a seguir Jesus.  A fé nos cura, nos permite ver as maravilhas que Deus nos proporciona a cada dia, e nos incentiva a abandonar o apego exagerado aos bens materiais para que todos tenham o suficiente para serem felizes e também perceberem o amor de Deus. E tudo isto sem atribuir a si  próprio qualquer honra ou considerar-se melhor que os outros, como nos ensina Paulo aos Hebreus, pois a maior prova de nossa maturidade na fé é a compaixão para com aqueles que ainda não tiveram esta graça e continuam “cegos”.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 31,7-9): 7 Isto diz o Senor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

Salmo Responsorial Sl 125(126)
R. Maravilhas fez conosco o Senhor: exultemos de alegria!
1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor: exultemos de alegria!
3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
4. Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes! Segunda Leitura

Leitura da carta aos Hebreus (Hb 5,1-6)  1Todo Sumo Sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser Sumo Sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10,46-52). Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Campanha da Fraternidade 2017