Para quem curte a Bíblia 689

Diariamente recebemos de Deus muitas bênçãos. Mas, por as considerarmos rotineiras, não raro não agradecemos e só as valorizamos quando as perdemos. Um exemplo disto é a saúde. No livro dos Reis temos um relato de um sírio que, ao ser curado, converte-se a Deus. No evangelho segundo Lucas vemos uma passagem na qual Jesus cura dez leprosos, dos quais apenas um retorna para agradecer. Assim também acontece com a maioria de nós: ou não estamos atentos à todas as bênçãos que temos e não agradecemos, ou , quando a bênção é retomada, não lembramos de agradecer... Isto demonstra um distanciamento de Deus  que pode dificultar muito nos momentos de dificuldades, pois para enfrenta-los precisamos estar bem emocional e espiritualmente. Lembre-se de iniciar seu dia e termina-lo agradecendo a Deus por tudo , e faça o mesmo durante o dia! Você perceberá que esta fidelidade a Deus lhe dará um ânimo, uma disposição e  uma forma de encarar as coisas diferentes, mais otimista , confiante e feliz.

Leitura do Segundo Livro dos Reis (2Rs 5, 14-17). Naqueles dias, 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo”. 16Eliseu respondeu: “Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei”. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa. 17Naamã disse então: “Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor”.
SALMO RESPONSORIAL 97 (98) R. O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.
1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
2. O Senhor fez conhecer a salvação e às nações sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 2, 8-13). Caríssimo, 8 lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 17,11-19). 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: 18"Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.