Para quem curte a Bíblia 625

Se na semana passada fomos motivados a profetizar, nesta é feita uma crítica aos que não o fazem, como vemos quando o profeta Jeremias condena os que deixam que o povo de Deus se perca. Para que isto não aconteça, é necessário seguir o exemplo de Jesus que ama a todos, e sendo conduzido à compaixão por este amor não se deixa vencer pelo cansaço , desânimo ou críticas vazias, mas dá atenção a todos os que Dele precisam. Desta forma, como ensina Paulo aos Efésios, ensinou como construir um mundo justo e fraterno, onde não importa raça, cor , religião ou qualquer outra característica que possa diferenciar-nos. Ensinou que todos somos iguais, amados por Deus da mesma maneira e, se quisermos retribuir a este amor, precisamos agir da mesma forma que Jesus, para que a paz possa finalmente tornar-se uma realidade neste mundo.

Leitura do livro do profeta Jeremias (Jr 23,1-6) 1"Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor! 2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. 3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. 4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. 5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’”.

Salmo Responsorial Sl 33(34)

R. O Senhor é o pastor que me conduz: felicidade e todo bem hão de seguir-me!

1- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças..
2- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do teu nome. Mesmo que eu passe pelo vale
tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com o cajado, eles me dão a segurança!.
3- Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos
tempos infinitos.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 2,13-18) Irmãos: 13Agora, em Jesus Cristo, vós que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade. 15Ele aboliu a lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. 16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. 17Ele veio anunciar a paz a vós que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. 18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,7-13) Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.