Para quem curte a bíblia 757

Deus sempre inspirou grandes líderes para Seu povo. Pessoas que foram capazes de entregar a própria vida em prol do bem comum, estando Ele próprio, Jesus Cristo, entre estes líderes. Lutar contra o mal é um ponto fundamental para quem se propõem a esta liderança, e também a quem é liderado de forma a contribuir para um mundo melhor. Ou seja, seja liderando ou sendo liderado, o agir com amor, justiça, misericórdia, compaixão, é fundamental para tornar a vontade de Deus presente. Vivemos num tempo e sobretudo num país em que pessoas assim são fundamentais para resgatarmos princípios básicos de respeito à dignidade humana. Façamos nossa parte para estarmos entre elas!

Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 18,15-20). Moisés falou ao povo dizendo: “O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. 17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’.
Salmo 94/95 R. Não fecheis o coração / Ouvi hoje a voz de Deus! 1. Vinde, exultemos de alegria no Senhor, / aclamemos o Rochedo que nos salva. / Ao seu encontro caminhemos com louvores / e com cantos de alegria o celebremos 2. Vinde, adoremos e prostremonos por terra / e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! / Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, / e nós somos o seu povo e seu rebanho. / as ovelhas que conduz com sua mão. 3. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / “Não fecheis os corações, como em Meriba, / como em Massa, no deserto, aquele dia, / em que outrora vossos pais me provocaram / apesar de terem visto as minhas obras.”
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 7,32-35). Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. 35Digo isto para o vosso pró- prio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,21-28). Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24”Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galiléia.