Para quem curte a bíblia 744

O livro do Êxodo narra a caminhada do povo hebreu que sai da escravidão do Egito e segue rumo à terra prometida. Procura orientar o povo sobre como caminhar adequadamente para não se desviar do que Deus espera, mantendo a justiça, a bondade, a caridade. Nos evangelhos Jesus resume esta vontade divina no amor, amor a Deus sobre tudo, e ao próximo. Só o amor pode dar forças, motivação, vontade de fazer o bem a todos com quem convivemos. Só o amor nos leva a superar qualquer dificuldade, qualquer sacrifício que seja necessário para que isto aconteça. E depende de nós permitir que este amor esteja em nós, como conta Paulo na carta aos Tessalonicenses, elogiando o comportamento dos que imitam a atitude de amor que os que crêem verdadeiramente em Cristo demonstram, transformando o mundo para melhor com atitudes, e servindo de exemplo para que outros façam o mesmo.

Leitura do Livro do Êxodo (Ex 22,20-26). Assim diz o Senhor: 20"Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.”
SALMO RESPONSORIAL 17/18 R. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação!
1. Eu vos amo, ó Senhor! sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção; em vós espero! Invocarei o meu Senhor; a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido!
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 1,5c-10). Irmãos, 5csabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  (Mt 22,34-40). Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

Campanha da Fraternidade 2017