Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 744

O livro do Êxodo narra a caminhada do povo hebreu que sai da escravidão do Egito e segue rumo à terra prometida. Procura orientar o povo sobre como caminhar adequadamente para não se desviar do que Deus espera, mantendo a justiça, a bondade, a caridade. Nos evangelhos Jesus resume esta vontade divina no amor, amor a Deus sobre tudo, e ao próximo. Só o amor pode dar forças, motivação, vontade de fazer o bem a todos com quem convivemos. Só o amor nos leva a superar qualquer dificuldade, qualquer sacrifício que seja necessário para que isto aconteça. E depende de nós permitir que este amor esteja em nós, como conta Paulo na carta aos Tessalonicenses, elogiando o comportamento dos que imitam a atitude de amor que os que crêem verdadeiramente em Cristo demonstram, transformando o mundo para melhor com atitudes, e servindo de exemplo para que outros façam o mesmo.

Leitura do Livro do Êxodo (Ex 22,20-26). Assim diz o Senhor: 20"Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.”
SALMO RESPONSORIAL 17/18 R. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação!
1. Eu vos amo, ó Senhor! sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção; em vós espero! Invocarei o meu Senhor; a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido!
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 1,5c-10). Irmãos, 5csabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  (Mt 22,34-40). Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

Horários das Missas

Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

Sexta-feira, missa às 20h na Igreja Matriz

Sábado, às 18h, missa na Comunidade Nossa Senhora da Defesa

Segunda, às 15h, missa das almas na Comunidade Nossa Senhora da Defesa.

Domingo, às 08h, 10h30 e 19h missa na Matriz e às 09h missa na comunidade de Santa Edwiges.

Publicações

Campanha da Fraternidade 2017
Cartaz da Festa da Padroeira 2017