Para quem curte a Bíblia 702

Após o nascimento de Jesus celebramos a festa de sua manifestação. Recebendo a visita dos magos do oriente, manifesta-se o nascimento a toda a humanidade, a fim de mostrar que o nosso Deus está acessível a todos. Nasceu no meio dos pobres e foi adorado pelos nobres. Durante toda a sua vida não demonstrou qualquer tipo de preconceito, acolheu a todos os que Dele se aproximaram, até mesmo o ladrão arrependido quando estava na cruz. Ele é a luz profetizada por Isaías , que chega para iluminar nosso caminho. Como proclama Paulo aos Efésios, se entendermos a graça que se manifestou sobre nós com este acontecimento, seguiremos este caminho e, imitando a Jesus, transformaremos este mundo num local onde todos encontrarão seu espaço, serão acolhidos e atendidos dentro de suas necessidades e, assim, serão felizes conforme a vontade de Deus.

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 60,1-6). 1 Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2 Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3 Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 2 4 Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5 Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6 será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

SALMO 71(72) R: As nações de toda a terra / hão de adorar-vos, Ó Senhor!
1. Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus/ vossa justiça ao descendente da realeza. / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres.
2. Nos seus dias a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! / De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra!
3. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir / e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; / e também os reis de Seba e de Sabá / hão de trazer- -lhe oferendas e tributos. / Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, / e todas as nações hão de servi-lo.
4. Libertará o indigente que suplica, / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. / Terá pena do indigente e do infeliz, / e a vida dos humildes salvará.

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 3,2-3a.5-6). 2 Irmãos, se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3 e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5 Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6 os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 2,1-12): 1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava- -lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. 7 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Campanha da Fraternidade 2017