Para quem curte a Bíblia 642

Referindo-se à nossa vida pós ressurreição , aprendemos, na profecia de Daniel que “(...) os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade (...)”. No evangelho segundo Marcos Jesus reforça a ideia de salvação para os que seguirem seus ensinamentos, pois tudo passará, menos suas palavras. Sabedoria significa, portanto, entender e viver a mensagem de amor deixada por Jesus. E, na carta aos hebreus, vemos citada uma das principais virtudes de quem vive assim: saber perdoar. Não ficar remoendo coisas ruins, esquecer o mal que sofreu, superar desavenças, orientar com misericórdia e compaixão àqueles que erram, mesmo que o erro tenha sido contra nós, são exemplos que quem perdoa, e isto certamente fará com que o mundo se torne melhor.

Leitura da Profecia de Daniel (Dn12,1-3): 1 “Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3 Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.

SALMO 15(16)
R: Guardai-me, ó Deus, * porque em vós me refugio!
1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! * Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo.
2. Eis por que meu coração está em festa, * minha alma rejubila de alegria, * e até meu corpo no repouso está tranquilo; * pois não haveis de me deixar entregue à morte, * nem deixareis ver vosso amigo a corrupção;
3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; * junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado! Delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 10,11-14.18): 11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 13,24-32): Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24 “Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

Campanha da Fraternidade 2017