Para quem curte a Bíblia 612

Jesus Cristo Ressuscitado abre nossa inteligência para que possamos entender as escrituras e acreditar que Ele é o Filho de Deus, nos ensina o evangelho segundo Lucas. Já o livro dos atos dos apóstolos diz que se realmente acreditamos nisto nos arrependemos de nossos pecados e nos convertemos  e, conforme ensina São João em sua carta, fazemos isto guardando seus mandamentos, amando a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. Agindo assim  fazemos com que o amor de Deus seja plenamente realizado, e o mundo se torne mais solidário, justo e fraterno.
Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 3,13-15.17-19). Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13 "O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo  Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14  Vós rejeitastes o Santo e o Justo, e pedistes a libertação para um assassino.  15 Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 17 E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes.  18  Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado  pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo  haveria de sofrer .  19 Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”.
Salmo Responsorial Sl 4
R. Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
1.  Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade em escutai minha oração!
2.  Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu povo e que o Senhor me ouvirá, quando lhe faço minha prece.
3.  Muitos há que se perguntam: “Quem nos dá felicidade?” Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!
4.  Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
Leitura da Primeira Carta de João (1Jo 2,1-5). 1 Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar , temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo.  2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.  3 Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos.  4 Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.  5 Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24,35-48): Naquele tempo,   35 os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham  reconhecido Jesus ao partir o pão.  36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”  37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma.  38  Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho” . 40 E dizendo isso, Jesus  mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42  Deram-lhe um pedaço de peixe assado.  43 Ele o tomou e comeu diante deles.  44 Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” .  45 Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras,  46 e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia   47   e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações começando por Jerusalém’ .  48  Vós sereis testemunhas de tudo isso” .

Campanha da Fraternidade 2017