Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 849

Deus é justo, não faz distinção de pessoas, está atento às necessidades dos pobres e oprimidos e ouve as preces dos humildes, nos ensina o livro do Eclesiástico. No evangelho segundo Lucas vemos Jesus contar a parábola de dois homens que oram, um agradecendo a Deus por ser um grande homem, o outro, pedindo perdão, arrependido de seus pecados, e Jesus enaltece este último que demonstra humildade, por ser uma virtude fundamental a quem acredita em Deus, e condena o orgulho, a vaidade e a soberba, defeitos a serem combatidos. Sendo humildes perceberemos o que realmente importa na vida, estaremos atentos às necessidades dos menos favorecidos, e nos alegraremos quando conseguirmos ajudar a aliviá-las ou saná-las na certeza de que Deus há de nos recompensar por isto, como Paulo cita em sua carta a Timóteo.

Leitura do livro do Eclesiástico (Eclo 35,15-17.20-22). 15O Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas. 20Quem serve a Deus como ele o quer será bem acolhido, e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar, não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22faça justiça aos justos e execute o julgamento.

Salmo Responsorial: 33(34) R. O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos. 1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem. 2. Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. 3. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 6-8.16-18). Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 18,9-14). Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10"Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14Eu vos digo, este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024