Para quem curte a bíblia 756

Deus se faz precisar de nós para que Sua mensagem se faça presente e, orientados por ela, possamos agir e orientar a outros que ajam de forma adequada. Assim ele inspirava os profetas, e para isto Jesus chamou seus apóstolos. Da mesma forma nós somos hoje inspirados e chamados a fazer a diferença em nosso dia a dia, fazendo o bem e, através de palavras e exemplos, motivar a outros que façam o mesmo. Se um grupo de poucos homens, sem os recursos tecnológicos que temos hoje , foi capaz que fazer com que a mensagem cristã atravessasse os séculos e chegasse a milhões de seres humanos, quem dirá nós, se nos propusermos a contribuir para que este mundo se torne um lugar onde todos se sintam felizes por nele viver.

Leitura da profecia de Jonas (Jn 3,1-5.10). 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2"Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive, e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
Salmo Responsorial: 24(25) R. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza! 1. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação. 2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! 3. O Senhor é piedade e retidão e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 7,29-31). 29Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem; e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,14 -20). 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15"O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.