Para quem curte a Bíblia 604

Terminado o Carnaval começamos a nos preparar para a maior festa da cristandade, a Páscoa. Em diversos momento da história vemos Deus fazendo alianças com Seu povo, alianças nas quais depositava a esperança de uma humanidade que ajudasse a cumprir seu projeto de amor e paz, como fez com Noé logo após o dilúvio. Infelizmente ainda não conseguimos ser fiéis a esta aliança, e por este motivo continua ressoando o grande chamado de Jesus: “(...) Convertei-vos e crede no Evangelho! (...)”. Que este tempo que teremos até a festa da Páscoa sirva para entendermos o grande sacrifício que Cristo fez por nós entregando-se à morte para que pudéssemos nos salvar, de forma que possamos contribuir de forma concreta, com justiça e compaixão, na construção do Reino de amor e paz idealizado por Deus. Neste sentido, intensifiquemos nossos momentos de oração, jejum e caridade, fundamentais para fortalecer nosso propósito de buscar este objetivo.

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 9,8-15) 8Disse Deus a Noé e a seus filhos: 9'Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra'. 12E Deus disse: 'Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. 14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra, aparecerá meu arco nas nuvens. 15Então eu me lembrarei de minha aliança convosco e com todas as espécies de seres vivos. E não tornará mais a haver dilúvio que faça perecer nas suas águas toda criatura'.

Salmo - Sl 24,4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. cf. 10)

R. Verdade e amor , são os caminhos do Senhor.
4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,* 4ce fazei-me conhecer a vossa estrada!
5aVossa verdade me oriente e me conduza,* 5bporque sois o Deus da minha salvação.R..
6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura * e a vossa compaixão que são eternas!
7bDe mim lembrai-vos, porque sois misericórdia* 7ce sois bondade sem limites, ó Senhor! R.
8O Senhor é piedade e retidão,* e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,* e aos pobres ele ensina o seu caminho.R..

Leitura da Primeira Carta de São Pedro (1Pd 3,18-22) Caríssimos:18Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espirito. 19No Espírito, ele foi também pregar aos espíritos na prisão, 20 a saber, aos que foram desobedientes antigamente, quando Deus usava de longanimidade, nos dias em que Noé construía a arca. Nesta arca, umas poucas pessoas - oito - foram salvas por meio da água. 21É arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação. Pois o batismo não serve para limpar o corpo da imundície, mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. 22Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,12-15) Naquele tempo: 12O Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e ali foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!'