Para quem curte a bíblia 786

A disposição de Maria, mãe de Jesus, para servir, não tinha limites, pois seu amor pela humanidade também não tinha. Quando grávida, ela percorreu entre 100 e 150km que separavam sua casa da casa de Isabel para ajudá-la pois esta também estava grávida, e por conta de sua idade avançada certamente precisava de muita ajuda. Sabemos que na época este caminho era feito basicamente a pé. Muitas vezes nós deixamos de praticar o bem, de ajudar a quem precisa com as mais diversas justificativas, quando a verdade é que nosso amor ainda não é grande o suficiente para tornar a caridade uma realidade frequente em nossa vida. Vemos pessoas com condição financeira muito inferior à nossa, com mais idade, problemas de saúde, etc., realizar muito mais que nós, pois, a exemplo de Maria, já conseguiram sensibilizar-se com a necessidade do outro. Se queremos um mundo melhor, precisamos aumentar nosso envolvimento nas causas políticas e sociais e tornar a solidariedade uma constante em nossas vidas.

Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 11,19; 12,1.3-6.10). 19Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3 Então apareceu outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4 Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu filho, logo que nascesse. 5 E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6 A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

SALMO 44/45: R. À vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir. 1. As filhas de reis vêm ao vosso encontro, † e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir. 2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! 3. Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,20-27a). Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,39-56): Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumpri- do o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.