Para quem curte a bíblia 759

O episódio em que Naamã é curado mostra que Deus se manifesta àqueles que ouvem sua voz. O desafio é conseguirmos entender o que Ele quer que façamos, e não forçar uma interpretação que nos interesse, pois Ele sabe o que é melhor para nós e está pronto a nos ajudar, como quando Jesus cura um leproso. Pra que isto aconteça temos que manter uma comunicação franca e frequente com Deus, que acabará por fazer de nós imitadores de Cristo e, quando isto acontecer, não mais faremos as coisas somente por nós, mas pelo bem comum, para a glória de Deus. Abra seu coração e sua mente, e torne a vida de quem convite com você cada vez melhor!

Leitura do segundo livro dos Reis (2 Reis 5,9-14) . Naqueles dias, 9Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.
Salmo Responsorial: 31(32) R. Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio. 1. Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor † não olha mais como sendo culpado e em cuja alma não há falsidade! 2. Eu confessei, afinal, meu pecado e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta. 3. Regozijai-vos, ó justos, em Deus † e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1 Coríntios 10,31–11,1) . Irmãos, 31quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,40-45) . Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.