Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1069

Existem evangelhos cuja mensagem é clara e objetiva. No texto de Mateus no qual Jesus fala de Seu retorno, Ele não deixa dúvidas sobre como procede quem acredita Nele e põe em prática Seu ensinamento de amor: coloca-se à serviço dos mais vulneráveis, citados como quem tem fome, sede, é imigrante, desprovido de posses, doente ou preso. Em resumo, é fazer para o outro o que gostaríamos que fizessem por nós caso nos encontrássemos em dificuldades. Infelizmente este ensinamento não é tão praticado quanto deveria, e nos deixamos levar por todo tipo de atitude egoísta na busca de poder, riqueza, sucesso, deixando o coletivo de lado. Por conta disto temos milhões de pessoas sofrendo com guerras, violência, fome, escravidão, ditaduras, situações amplamente divulgadas pelas mídias mas que não enfrentamos pois não conseguimos amá-los como a nós mesmos.

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 34,11-12.15-17).
Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. Quanto a vós, minhas ovelhas – assim diz o Senhor Deus – eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes.

SALMO 22(23)
O Senhor é o Pastor que me conduz; / não me falta coisa alguma.
1. Pelos prados e campinas verde- jantes * ele me leva a descansar. / Para as águas repousantes me encaminha * e restaura minhas forças.
2. Preparais, à minha frente, uma mesa, * bem à vista do inimigo, / e com óleo vós ungis minha cabeça; * o meu cálice transborda.
3. Felicidade e todo bem hão de seguir-me * por toda a minha vida; / e, na casa do Senhor, habitarei * pelos tempos infinitos.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,20-26.28).
Irmãos: na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.

ACLAMAÇÃO (cf. Mc 11,10)
Aleluia, aleluia, aleluia.
É bendito aquele que vem vindo, / que vem vindo em nome do Senhor;
e o Reino que vem, seja bendito; / ao que vem e a seu Reino, o louvor!

EVANGELHO
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 25,31-46).
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ”Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se asse tará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024