Para quem curte a bíblia 799

Os critérios mais otimistas de análise nos mostram que pelo menos 10% da população mundial vive numa situação de pobreza extrema. Por isto é muito pertinente que o Papa Francisco tenha instituído em 2017 o Dia Mundial do Pobre, que este ano será celebrado no Brasil em 18 de novembro. Jesus Cristo dedicou grande parte de seus ensinamentos para nos orientar sobre a importância de termos amor, compaixão e solidariedade com os menos favorecidos e garantiu que suas palavras não passarão, portanto quem Nele acredita precisa agir para que este flagelo deixe de existir e envergonhar a humanidade. Só sendo sábios seremos capazes de entender como fazer isto, e para os que conseguirem fica a esperança manifestada pela profecia de Daniel: “(...) os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade (...)”

Leitura da profecia de Daniel (Dn 12,1-3). 1"Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.”

Salmo: 15(16) R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois, se o tenho a meu lado, não vacilo. 2. Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte nem vosso amigo conhecer a corrupção. 3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Leitura da carta aos Hebreus (Hb 10,11-14.18). 11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 13,24-32). Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24"Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019