Boletim via e-mail

Para quem curte a Bíblia

Para quem curte a bíblia 960

No capítulo 31 de seu livro o profeta Jeremias traz uma mensagem de esperança ao povo que sofreu com a destruição. Quase seis séculos depois, Jesus vem tornar esta esperança uma realidade. A passagem na qual ele cura o cego Bartimeu mostra isto de forma clara: Bartimeu clama por piedade e, apesar de repreendido por muitos, não desiste até que Jesus o atende. O cego dá um exemplo a ser seguido por todos os que tem esperança em Jesus Cristo, ou seja, independentemente das dificuldades não podemos deixar de acreditar nele, no seu poder, na sua atenção para conosco, na sua disponibilidade em nos ajudar, pois ele é um Sumo Sacerdote chamado por Deus para ter compaixão por cada um de nós. Sendo assim, não podemos deixar de pedir o necessário para tornar este mundo justo e fraterno, estando sempre atentos e disponíveis a fazer nossa parte para que isto realmente aconteça.

Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 31,7-9) ⁷Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. ⁸Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. ⁹Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.

Salmo Responsorial 125 (126) R: Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, * parecíamos sonhar; / encheu-se de sorriso nossa boca, * nossos lábios, de canções.
2. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas * fez com eles o Senhor!” / Sim, maravilhas fez conosco o Senhor: * exultemos de alegria!
3. Mudai a nossa sorte, ó Senhor, * como torrentes no deserto. / Os que lançam as sementes entre lágrimas, * ceifarão com alegria.
4. Chorando de tristeza sairão, * espalhando suas sementes; / cantando de alegria voltarão, * carregando os seus feixes!

Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 5,1-6)
¹Todo Sumo Sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. ²Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. ³Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. ⁴Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. ⁵Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser Sumo Sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. ⁶Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10, 46-52) Naquele tempo, ⁴⁶Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. ⁴⁷Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” ⁴⁸Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” ⁴⁹Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” ⁵⁰O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. ⁵¹Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” ⁵²Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.