Boletim via e-mail

Para quem curte a Bíblia

Para quem curte a bíblia 922

No livro do Levítico vemos que quem tinha lepra era considerado impuro e devia ficar longe dos povoados para não contaminar outras pessoas. Esta situação se mantinha quando Jesus caminhava com seus apóstolos, e num determinado momento um leproso pede a ele a cura o que, movido pela compaixão, Jesus lhe concede. Ou seja, diferentemente da grande maioria do povo que se preocupava em ficar afastada de quem tinha esta doença, Jesus toca no leproso e o cura. Ainda hoje muitas vezes preferimos nos afastar de quem tem problemas físicos, psicológicos, econômicos, sociais, deixando-os à própria sorte, ao contrário do que pede São Paulo em sua primeira carta aos coríntios: que sejamos imitadores de Cristo. Ser imitador de Cristo requer atenção aos que sofrem, compaixão por eles, e ação misericordiosa e fraterna. Se nos dizemos cristãos, sejamos, pois, imitadores de Cristo!

Leitura do Livro do Levítico (Lv 13,1-2.44-46) 1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’ 46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.
Salmo Responsorial 146 (147) R: Sois, Senhor para mim, / alegria e refúgio. 1. Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta! / Feliz o homem a quem o Senhor * não olha mais como sendo culpado e em cuja alma não há falsidade. 2. Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” * E perdoastes, Senhor, minha falta. 3. Regozijai-vos, ó justos, em Deus, * e no Senhor exultai de alegria! / Corações retos, cantai jubilosos! *
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 10,31-33.11,1) Irmãos: 31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 1,40-45) Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.