Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 952

O cumprimento das leis, o fazer o bem, deve ser uma realidade em nossas vidas, e o que nos motiva a agir assim deve partir de nosso coração, ou seja, precisamos acreditar nisto e querer verdadeiramente ser bons e corretos. Por este motivo num dado momento de sua jornada Jesus critica aqueles que se preocupavam somente em manter as aparências, fazendo o correto quando havia testemunhas. O que Deus espera de cada um de nós é  uma vida correta sempre, motivada por um coração puro, por sentimentos de amor a Ele e aos que nos rodeiam, uma vida que nos leve a buscar sempre o amor, a paz e a justiça através da preocupação constante com os menos favorecidos.

Leitura do Livro do Deuteronômio (Dt 4,1-2.6-8)
¹Moisés falou ao povo, dizendo: “Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. ²Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. ⁶Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ ⁷Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? ⁸E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?”

Salmo Responsorial 14(15) R: Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará? 1. É aquele que caminha sem pecado * e pratica a justiça fielmente; / que pensa a verdade no seu íntimo * e não solta em calúnias sua língua. 2. Que em nada prejudica o seu irmão, * nem cobre de insultos seu vizinho; / que não dá valor algum ao homem ímpio, * mas honra os que respeitam o Senhor. 3. Não empresta o seu dinheiro com usura, / nem se deixa subornar contra o inocente. * Jamais vacilará quem vive assim! 

Leitura da Carta de São Tiago (Tg 1,17-18.21b-22.27)
Irmãos bem amados: ¹⁷todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. ¹⁸De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. ²¹Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. ²²Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ²⁷Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 7,1-8.14-15.21-23)
Naquele tempo, ¹os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. ²Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. ³Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. ⁴Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. ⁵Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” ⁶Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. ⁷De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. ⁸Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. ¹⁴Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: ¹⁵o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. ²¹Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, ²²adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. ²³Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024