Boletim via e-mail

Para quem curte a Bíblia

Para quem curte a bíblia 1024

Um ponto importante para nossa reflexão e planejamento de um novo ano é a nossa vocação. O primeiro chamado que recebemos é à vida, e criados à imagem e semelhança de Deus Ele espera que nos coloquemos a seu serviço, como lemos na profecia de Isaías. No evangelho segundo João, vemos João Batista respondendo positivamente a este chamado, anunciando a chegada do Messias, Jesus Cristo, e incentivando todos a segui-lo como condição para a santificação, uma vez que buscar a santidade é o caminho para todo aquele que acredita em Jesus, e trabalha com amor ao próximo, construindo uma sociedade na qual a graça de Deus e a paz sejam alicerces.

Leitura do livro do profeta Isaías (Is 49,3.5-6)
3O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

Salmo Responsorial 39 (40)
R: Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
1. Esperando, esperei no Senhor, * e inclinando-se ouviu meu clamor. / Canto novo ele pôs em meus lábios, * um poema em louvor ao Senhor.
2. Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos, / não pedistes ofertas nem vítimas, * holocaustos por nossos pecados.
3. E então eu vos disse: “Eis que venho!” * Sobre mim está escrito no livro: / “Com prazer faço a vossa vontade, * guardo em meu coração vossa lei!”.
4. Boas novas de vossa justiça * anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios  (1 Cor 1,1-3)
1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 1,29-34)
Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”.