Para quem curte a bíblia 871

Grande parcela da humanidade sofre com a violência, miséria e toda sorte de sofrimentos, tudo causado pela cegueira que não nos deixa enxergar os outros como irmãos. Jesus Cristo vem trazer a luz que cura esta cegueira, e leva a quem se abre a esta luz a enxergar como fazer para mudar esta realidade: ser bom, justo e verdadeiro. Que nossas ações sejam sempre guiadas por estas virtudes, de forma que, enxergando todos como irmãos, façamos o necessário para tornar este mundo melhor para todos.

Leitura do Primeiro Livro de Samuel (Sm 16,1b.6-7.10-13a) Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 1bEnche o chifre de óleo e vem para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos. 6Assim que chegou, Samuel viu a Eliab e disse consigo 'Certamente é este o ungido do Senhor!' 7Mas o Senhor disse-lhe: Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração' 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: 'O Senhor não escolheu a nenhum deles'. 11E acrescentou: 'Estão aqui todos os teus filhos?' Jessé respondeu: Resta ainda o mais novo que está apascentando as ovelhas'. E Samuel ordenou a Jessé: 'Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar'. 12Jessé mandou buscá-lo. Era Davi, ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: 'Levanta-te, unge-o: é este!' 13aSamuel tomou o chifre com óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia o espírito do Senhor se apoderou de Davi.

Salmo Responsorial: 22(23) R. O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. 1. O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* e restaura as minhas forças. R. 2. Ele me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,eles me dão a segurança! R. 3. Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda.R. 4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me,por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.R

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 5,8-14) Irmãos: 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. 9E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade. 10Discerni o que agrada ao Senhor. 11Não vos associeis às obras das trevas, que não levam a nada; antes, desmascarai-as. 12O que essa gente faz em segredo, tem vergonha até de dizê-lo. 13Mas tudo que é condenável torna-se manifesto pela luz; e tudo o que é manifesto é luz. 14É por isso que se diz: 'Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38) Naquele tempo: 1Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: Vai lavar-te na piscina de Siloé (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: Não é aquele que ficava pedindo esmola? 9Uns diziam: Sim, é ele! Outros afirmavam: Não é ele, mas alguém parecido com ele. Ele, porém, dizia: Sou eu mesmo! 13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo! 16Disseram, então, alguns dos fariseus: Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado. Mas outros diziam: Como pode um pecador fazer tais sinais? 17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? Respondeu: É um profeta. 34Os fariseus disseram-lhe: Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando? E expulsaram-no da comunidade. 35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: Acreditas no Filho do Homem? 36Respondeu ele: Quem é, Senhor, para que eu creia nele? 37Jesus disse: Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo. Exclamou ele: 38Eu creio, Senhor! E prostrou-se diante de Jesus.

Campanha da Fraternidade