O profeta Isaías mostra o mundo que Deus quer para nós, com fartura e felicidade para todos. Jesus conta uma parábola que fala deste mundo comparando-o a uma grande festa de casamento, mas destaca a reação de muitos que são chamados e se recusam a fazer parte da construção dele. Infelizmente esta é a realidade que enfrentamos atualmente, e o resultado são as guerras, violência, fome, miséria... tudo resultado de ações motivadas por interesses individuais e mesquinhos. Busquemos, como ensina Paulo na carta aos Filipenses, forças no Deus verdadeiro, em sua mensagem de amor ao próximo, e façamos nossa parte na construção deste mundo bom onde todos encontrarão a felicidade!

Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 25,6-10a). 6 O  Senhor  dos  exércitos  dará  neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos  e  dos  mais  finos  vinhos. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, 2a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse. 9Naquele dia,  se  dirá:  “Este  é  o  nosso  Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10E a mão do Senhor repousará sobre este monte.
SALMO  22/23 (HL3, P. 147 - fx10) R Na casa do Senhor habitarei eternamente. 1.O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças. 2. Ele  me  guia  no  caminho  mais  seguro,  pela  honra  do  seu  nome.  Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei! 3. Preparais  à  minha  frente  uma  mesa, bem à vista do inimigo e com  óleo vós ungis minha cabeça; o meu  cálice transborda. 4.Felicidade e todo bem hão de seguir-me  por  toda  a  minha  vida;  e,  na casa do Senhor, habitarei pelos  tempos infinitos.
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 4,12-14.19-20). Irmãos: 12 Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou  sofrendo  necessidade. 13Tudo posso  naquele  que  me  dá  força. 14No entanto, fizestes bem em compartilhar  as  minhas  dificuldades. 19O  meu  Deus  proverá  esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. 20Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos  séculos  dos  séculos.  Amém.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 22,1-14). Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar  em parábolas aos sumos sacerdotes  e aos anciãos do povo, dizendo: 2“O  Reino  dos  céus  é  como  a  história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados para chamar os convidados para a festa, mas estes  não  quiseram  ir. 4O  rei  mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos  convidados:  já  preparei  o  banquete, os bois e os animais cevados  já  foram  abatidos  e  tudo  está pronto.  Vinde  para  a  festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. 7O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar  a  cidade  deles. 8Em  seguida,  o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto,  ide  até  às  encruzilhadas  dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. 10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui  sem  o  traje  de  festa?’  Mas  o homem  nada  respondeu. 13Então  o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os  pés  e  as  mãos  desse  homem  e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.