Para quem curte a bíblia 854

Menos de 30 dias, e mais uma vez estaremos celebrando o Natal! Para quem acredita em Jesus Cristo e celebra seu nascimento inicia-se um período de preparação espiritual mais intensa para este grande acontecimento. Momento de “trocar armas de guerra por instrumentos de trabalho”, como profetiza Isaías, motivando-nos a tirar de nossos corações o egoísmo, ódio, rancor, e revesti-los de disposição ao trabalho em prol dos outros, atentos à chegada do messias, como ensina Jesus em seu evangelho segundo Mateus. Que a prática do bem que Paulo enaltece aos Romanos seja nossa meta diária, para que o Natal não seja um mero acontecimento social, mas sim a valorização da encarnação daquele que veio para nos salvar.

Leitura do livro do profeta Isaías (Is 2,1-5). 1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém , a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

Salmo Responsorial: 121(122) R. Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” 1. Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas. 2. Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi. 3. Rogai que viva em paz Jerusalém e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios! 4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 13,11-14). Irmãos, 11vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 24,37-44). Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37"A vinda do Filho do homem será como no tempo de Noé. 38Pois, nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”.

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019