Boletim via e-mail

Para quem curte a Bíblia

Para quem curte a bíblia 963

O profeta Daniel deixa uma mensagem de incentivo para que nos comportemos da forma correta diante de momentos difíceis: “(...) os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade (...)”. Jesus incentiva constantemente seus discípulos a este comportamento pois não sabemos quanto tempo durará nossa história aqui, nem o momento de Sua volta. Só temos portanto certeza do presente, o aqui e agora para fazermos o melhor possível para dar nossa contribuição no sentido de tornar este mundo melhor.
Leitura da Profecia de Daniel (Dn 12,1-3): “¹Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. ²Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. ³Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.
Salmo Responsorial 15 (16) R: Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! / Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,* pois se o tenho a meu lado não vacilo. 2. Eis por que meu coração está em festa, * minha alma rejubila de alegria; / e até meu corpo no repouso está tranquilo; * pois não haveis de me deixar entregue à morte. 3. Nem vosso amigo conhecer a corrupção; * vós me ensinais vosso caminho para a vida. / Junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 10,11-14.18): ¹¹Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. ¹²Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. ¹³Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. ¹⁴De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. ¹⁸Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 13,24-32): Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: ²⁴ “Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, ²⁵as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. ²⁶Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. ²⁷Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. ²⁸Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. ²⁹Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. ³⁰Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. ³¹O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. ³²Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”.