Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 957

No início do livro do Gênesis vemos a preocupação de Deus em criar a mulher semelhante ao homem, a fim de que, juntos, pudessem levar adiante a obra da criação. Entretanto na grande maioria das vezes a mulher foi colocada num segundo plano, dominada e oprimida pelos homens. A lei de divórcio que existia no tempo de Jesus era uma demonstração disto, e Jesus condena quem dela se aproveita. Apesar de toda a evolução que tivemos de lá para cá, até hoje vemos muitas situações de discriminação que deixam claro que esta igualdade está longe de ser uma realidade. Se de fato tememos a Deus e cremos em Jesus Cristo e em seus ensinamentos não mediremos esforços para que esta situação mude, e finalmente a sociedade possa beneficiar-se de tudo o que, homem e mulher, valorizados plenamente, podem trazer.

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 2,18-24) ¹⁸O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. ¹⁹Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. ²⁰E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. ²¹Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. ²²Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. ²³E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. ²⁴Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.

Salmo Responsorial 127 (128) R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. 1. Feliz és tu se temes o Senhor * e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem. 2. A tua esposa é uma videira bem fecunda * no coração da tua casa; * os teus filhos são rebentos de oliveira * ao redor de tua mesa. 3. Será assim abençoado todo homem * que teme o Senhor. * O Senhor te abençoe de Sião, * cada dia de tua vida, 4. Para que vejas prosperar Jerusalém * e os filhos dos teus filhos. * Ó Senhor, que venha a paz a Israel, * que venha a paz ao vosso povo

Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 2,9-11) Irmãos: ⁹Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. ¹⁰Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. ¹¹Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10,2-12 - forma breve) Naquele tempo, ²alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. ³Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” ⁴Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. ⁵Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. ⁶No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. ⁷Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. ⁸Assim, já não são dois, mas uma só carne. ⁹Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” ¹⁰Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. ¹¹Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. ¹²E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024