Para quem curte a bíblia 840

Salvação é um estado de espírito que deixa nossa consciência tranquila, certa de que estamos no caminho correto. O caminho pra isto não é fácil, Jesus chama de porta estreita pela qual devemos nos esforçar a passar. As oportunidades de errarmos não são poucas, e quando erramos nossa consciência nos cobra, nos tira a paz... e, não raro, criamos desculpas para colocar na responsabilidade de outros nossas falhas, o que dificulta ainda mais encontrarmos o caminho da salvação. Sendo assim, devemos nos esforçar a cada momento para evitar os erros, agindo de forma correta, solidária, motivados pelo amor. Isto nos trará a verdadeira alegria e, com ela a paz e, consequentemente, a salvação.

Leitura do livro do profeta Isaías (Is 66,18-21). Assim diz o Senhor: 18"Eu, que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19Porei no meio deles um sinal e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes e para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória 20e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários – diz o Senhor –, e, como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor”.

Salmo 116(117) R. Proclamai o Evangelho a toda criatura! 1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! 2. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Leitura da carta aos Hebreus (Hb 12,5-7.11-13). Irmãos, 5já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13,22-30). Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? Jesus respondeu: 24"Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.

Campanha da Fraternidade