Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1015

Não raro temos textos bíblicos que falam do futuro, do final dos tempos, de recompensas e punições conforme tivermos vivido aqui. Hoje temos dois exemplos disto, um do profeta Malaquias, e outro do evangelho segundo Lucas. Porém a mensagem que devemos tirar destes textos não é a preocupação com isto, mas sim com o presente, com o que fazemos durante o tempo que temos até que cheguem estes dias: a importância de sermos bons, amando a cada um como a nós mesmos, tratando-os bem, fazendo o que estiver ao nosso alcance para que todos sejam felizes. É isto que Paulo quer dizer quando escreve aos Tessalonicenses que ninguém deve viver na ociosidade, que devemos comer o pão fruto de nosso trabalho. Ou seja, que devemos trabalhar muito e sempre por uma sociedade mais justa e mais fraterna, para que possamos colher os frutos deste trabalho e assim podermos nos saciar das graças de Deus.

Leitura da Profecia de Malaquias (Ml 3, 19-20a)
Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas.

Salmo Responsorial  97 (98)
R: O Senhor virá julgar a terra inteira, com justiça julgará.
1. Cantai salmos ao Senhor, ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai com os clarins e as trombetas ao Senhor, o nosso Rei!
2. Aplauda o mar, com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.
3. Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.

Leitura da Segunda Carta S Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 3, 7-12)
Irmãos, bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer”. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 21,5-19)
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: ”Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024