Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1045

A leitura do profeta Oséias termina com a seguinte frase sobre o que Deus espera do povo: (...) quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. (...). Esta frase é repetida por Jesus quando convida Mateus a segui-lo. Mateus era cobrador de impostos a serviço de Roma, uma classe odiada pelo povo pois entendiam que trabalhavam para o império invasor. Jesus vai comer na casa de Mateus que traz seus amigos, outros cobradores de impostos, e isto choca os fariseus que o criticam, e é neste momento que Jesus diz que veio para salvar os pecadores, e nos ensina que para isto é necessário ter amor e praticar a misericórdia. Ter fé em Deus ajuda muito a agir assim, pois o Espírito Santo certamente estará sempre nos inspirando neste sentido. A fé é dom de Deus, mas precisa ser alimentada através de nossa comunhão com Ele, que se dá a todo momento pela oração, leitura da Sua Palavra e prática do amor.

Leitura do livro da Profecia de Oséias (Os 6,3-6)
3É preciso saber segui-lo para reconhecer o Senhor. Certa como a aurora é a sua vinda, ele virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo. 4Como vou tratar-te, Efraim? Como vou tratar-te, Judá? O vosso amor é como nuvem pela manhã, como orvalho que cedo se desfaz. 5Eu os desbastei por meio dos profetas, arrasei-os com as palavras de minha boca, como luz, expandem-se meus juízos; 6quero amor, e não sacrifícios, conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Salmo Responsorial 49 (50)
R: A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
1. Falou o Senhor Deus, chamou a terra, * do sol nascente ao sol poente a convocou. / Eu não venho censurar teus sacrifícios, * pois sempre estão perante mim teus holocaustos. 2. Não te diria, se com fome eu estivesse, * porque é meu o universo e todo o ser. / Porventura comerei carne de touros? * Beberei, acaso, o sangue de carneiros?
3. Imola a Deus um sacrifício de louvor * e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. / Invoca-me no dia da angústia, * e então te livrarei e hás de louvar-me.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 4,18-25)
Irmãos, 18Abraão, contra toda a humana esperança, firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua posteridade”. 19Não fraquejou na fé, à vista de seu físico desvigorado pela idade - cerca de cem anos – ou considerando o útero de Sara já incapaz de conceber. 20Diante da promessa divina, não duvidou por falta de fé, mas revigorou-se na fé e deu glória a Deus, 21convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça. 23Afirmando que a fé lhe foi creditada como justiça, a Escritura visa não só à pessoa de Abraão, 24mas também a nós, pois a fé será creditada também para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, nosso Senhor. 25Ele, Jesus, foi entregue por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para nossa justificação.

Proclamação do Evangelho segundo Mateus (Mt 9,9-13)
Naquele tempo, 9partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 18h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024