No livro da Sabedoria temos um texto que fala como os justos incomodam quem não é, e como estes querem destruí-los, usando de tudo o que for possível, seja verdade ou não. Isto mostra que ser justo necessita de uma firmeza de propósito que precisa ser alimentada constantemente, e a comunhão com Deus certamente nos fornecerá tudo o que precisarmos. Dentre as várias virtudes que esta comunhão nos traz, está a disposição à humildade e ao serviço pregados por Jesus: “(...) Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! (...)”. Um mundo melhor depende de um se preocupar com o outro, sem inveja ou rivalidade, todos unidos em torno de um mesmo propósito: encontrar a justiça e a paz que certamente trarão a felicidade para todos!
Leitura do Livro da Sabedoria (Sb 2,12.17-20) Os ímpios dizem: ¹²“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. ¹⁷Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. ¹⁸Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. ¹⁹Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; ²⁰vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

Salmo Responsorial 53(54) R: É o Senhor quem sustenta a minha vida!
1. Por vosso nome, salvai-me, Senhor; * e dai-me a vossa justiça! / Ó meu Deus, atendei minha prece * e escutai as palavras que eu digo!
2. Pois contra mim orgulhosos se insurgem, + e violentos perseguem-me a vida; * não há lugar para Deus aos seus olhos. / Quem me protege e me ampara é meu Deus; * é o Senhor quem sustenta minha vida!
3. Quero ofertar-vos o meu sacrifício * de coração e com muita alegria; / quero louvar, ó Senhor, vosso nome, * quero cantar vosso nome que é bom!

Leitura da Carta de São Tiago (Tg 3,16-4,3) Caríssimos:³,¹⁶Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. ¹⁷Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. ¹⁸O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? ⁴, ¹De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? ²Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. ³Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9, 30-37) Naquele tempo, ³⁰Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, ³¹pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. ³²Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. ³³Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” ³⁴Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. ³⁵Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” ³⁶Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: ³⁷“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.