Para quem curte a bíblia 835

Jesus nos fala da necessidade de reservarmos tempo pra oração e meditação, para cuidar de nossa espiritualidade. Chama isto de melhor parte da vida e, portanto, não pode ser descuidada. Quando cuidamos de nossa espiritualidade percebemos o que realmente importa na vida, passamos a dar mais atenção aos relacionamentos e perceber o que as pessoas que estão ao nosso redor precisam, agindo com prontidão para sanar estas necessidades. Foi o que fez Abraão em relação aos 3 viajantes que passavam por suas terras, e é o que Paulo chama de completar o que falta das tribulações de Cristo em solidariedade com a Igreja, dando continuidade à prática de amor ao próximo como forma de continuar a construir um lugar onde as pessoas possam ser cada vez mais felizes. Torne uma rotina em sua vida o ato de parar, orar, refletir, buscar o que tem de melhor dentro de si para aprimorar, e forças para corrigir seus vícios e erros. Isto o tornará melhor a cada dia.

Leitura do livro do Gênesis (Gn 18,1-10). Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

Salmo Responsorial: 14(15) R. Senhor, quem morará em vossa casa? 1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. 2. Que em nada prejudica o seu irmão nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. 3. Não empresta o seu dinheiro com usura † nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1,24-28). Irmãos, 24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 10,38-42). Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Festa de Nossa Senhora da Luz 2019